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Como aumentamos a Taxa de Conversão de Vendas da loja online do segmento de suplementos e vitaminas, Nature Center.
OTIMIZAÇÃO DE CONVERSÃO
Somos experts em marketing digital e otimização de conversão.
As páginas e lojas de nossos clientes são otimizadas com Análise de Dados e Programas de Testes A/B focados em ROI de resposta direta.
O cliente e o problema
A Nature Center é uma loja online (ecommerce) do segmento de suplementos e vitaminas, onde trabalham com revenda e também com marca própria.
Eles chegaram até nós por meio de uma indicação, e logo nos primeiros segundos de conversa ficou claro que necessitavam do nosso trabalho de CRO. Eles investem em Tráfego Pago (ADs) e possuem um bom histórico de dados e tração, porém nunca olharam de forma aprofundada para a UX/UI do design da sua loja online.
Com as expectativas alinhadas, montamos nosso Squad de CRO e iniciamos o trabalho que resultaria num satisfatório caso de sucesso.
A solução estratégica
A sigla C.R.O. significa Conversion Rate Optimization, sendo literalmente traduzida como Otimização de Taxa de Conversão.
Sendo uma tática baseada no método científico, ela é aplicada para otimizar Taxas de Conversão, podendo essas serem de marketing ou de vendas.
O método consiste em analisar dados e extrair hipóteses de melhorias que serão posteriormente validadas por meio de programas de Testes A/B, ou seja, experimentos científicos fundamentados por análise comparativa e uso de estatística.
O “passo-zero”
O passo-zero fundamental de CRO (ou de qualquer ação de marketing digital) é coletar todos os acessos de ferramentas analytics e garantir que sua instalação esteja corretamente configurada.
Tendo isto garantido, partimos para imersão e análise de dados.
Os dados analisados podem ter diversos perfis:
- Web analytics
- Análise Técnica
- Análise Heurística
- Mapas de calor e de clique
- Dados de negócio (churn, retenção e curvas de vendas)
- Pesquisa qualitativa com usuários
Esses dados devem ser analisados de maneira imparcial e com o objetivo de entender o comportamento dos usuários, identificando possíveis falhas e pontos de melhorias.
Após a análise inicial dos dados, você precisa organizar e priorizar as suas hipóteses para serem testadas.
Tendo priorizado as hipóteses dentro do nosso framework (vide imagem acima), podemos começar nosso programa de Testes A/B.
Os Testes A/B
Um teste a/b é um experimento comparativo que entrega a “versão A” de uma página para 50% dos usuários, e a “versão B” para os outros 50%.
A “versão A” deve ser a versão atual da sua página, sem modificações. A “versão B” é uma variante da original, onde você irá inserir uma hipótese de melhoria.
Ao entregar uma versão controlada para 50% de um grupo de usuários, e 50% isolada para o grupo restante, você consegue obter dados comparativos.
Para realizar experimentos controlados e entender sua significância estatística, recomendo sempre experimentar uma hipótese por vez (para você saber o que impactou na taxa de conversão) utilizando a ferramenta Google Optimize.
Case de CRO: Resultados Obtidos
Com C.R.O. você aprende o que funciona e o que não funciona.
A ideia central é aplicar tudo aquilo que funcionou positivamente e com dados estatisticamente comprovados, para 100% do seu tráfego.
Hoje a página de produtos da Nature Center possui diversas das melhorias implementadas! Todas elas foram previamente comprovadas por Testes A/B.
Circulei em vermelho as hipóteses trazidas por nós da Alaska Marketing Digital:
Ao todo foram 6 meses de trabalho desenvolvidos para a Nature Center.
No gráfico eu puxei todo o histórico do ano trabalhado para termos os dados dispostos de maneira visual, facilitando o entendimento da evolução.
Táticas realizadas
Foi realizado o nosso Programa de CRO, que envolve:
- Análise de dados (web analytics e mapas de clique)
- Análise de negócio (churn, retenção e curvas de vendas)
- Copywriting (redação persuasiva)
- Programa de Testes A/B
- Análise de Resultados Confiáveis por Estatística
- Implementação de Resultados
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mais pedidos realizados
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